top of page

COMPREENDER A DEPRESSÃO E A ANSIEDADE

SINTOMAS DEPRESSIVOS

A depressão é caracterizada essencialmente por um humor deprimido, ou seja, o seu dia é acompanhado por tristeza, sensação de vazia, de desmotivação e desesperança. Tem pouco interesse em grande parte das atividades e retira pouco prazer de tarefas que lhe eram prazerosas. Surgem alterações no apetite e peso, alterações no sono, alterações na motivação. Sentimento frequente de fadiga e pouca energia. Dificuldade em forcar a atenção, em reter informações. Surgem muitas vezes sentimentos de culpa, pensamentos auto depreciativos e pensamentos relacionados com a morte.

 

Estes são alguns dos sintomas mais comuns, podendo variar quer na quantidade de sintomas, quer na intensidade e impacto destes na vida profissional, familiar e/ou social.

Mulher no peitoril da janela

“Pensava que não estava a ser capaz de aceitar a morte do meu pai. O tempo passou e continuava com a mesma tristeza e desesperança, até que percebi com o apoio psicológico que o problema não era a morte, mas os anos de conflito e a sensação que deveria ter feito algo diferente enquanto ele cá esteve.”

SINTOMAS ANSIOGÉNICOS

A ansiedade é uma reação emocional normal que todas as pessoas têm quando pensam que algo de mal ou ameaçador lhes pode acontecer. Pode manifestar-se de diferentes formas, podendo ir de uma simples inquietação até à angústia ou até mesmo ao pânico. Poderá falar-se em perturbação de ansiedade quando os sintomas se manifestam de forma exagerada e com muita frequência, passando a causar um sofrimento excessivo e tendo repercussões no dia-a-dia da pessoa.

 

Sintomas mais comuns

  •   Tensão muscular

  •   Sensação de “nó” na garganta

  •   Palpitações, ritmo cardíaco acelerado

  •   Dificuldade em respirar, sensação de sufoco

  •   Desconforto e dor no peito

  •   Sensação de desmaio

  •   Medo de perder o controlo ou enlouquecer

  •   Medo de morrer

  •   Sensações cutâneas como formigueiro

  •   Sensação intensa de frio ou calor

  •   Contrações ou tremores incontroláveis

  •   Medo excessivo

  •   Evitamento de alguns contextos por causarem desconforto

  •   Isolamento

Sombra

“Sempre sonhei ter o trabalho que tenho hoje, mas quando o meu chefe me promoveu, o meu mundo desabou. Logo na primeira noite não dormi, e quando assumi o cargo, comecei a bloquear em momentos importantes, comecei a não conseguir falar nas reuniões, a ter enjoos, dificuldades de respirar, tornei-me uma pessoa mais agressiva… Sei hoje que nunca me foi permitido falhar, primeiro pelos meus pais, depois por mim próprio. Perfeito, tinha sempre de ser perfeito! O medo tomou conta de mim, comecei por controlar a ansiedade mas o problema só se resolveu quando aprendi a aceitar que também falho e que na verdade isso é que é o normal”

COMO TRATAR A DEPRESSÃO E A ANSIEDADE ?

Intervenção Psicoterapêutica

 

A toma de medicação é ainda, em Portugal, o principal recurso das pessoas para enfrentarem a depressão e a ansiedade. Tem vantagens, pois diminui muito os sintomas que causam sofrimento, mas não permite perceber a origem do problema e, por isso, resolvê-lo efetivamente. 

O apoio psicológico irá ajudá-lo a compreender a raiz do problema, a organizar-se internamente, trabalhando também para diminuir os sintomas, mas essencialmente para descobrirmos (em conjunto) a causa para o aparecimento desses sintomas. Ou seja, o apoio psicológico ajudá-lo-á a perceber porque é que se sente tão triste, a perceber porque se sente tão desconfortável num centro comercial, a perceber porque é tão difícil adormecer à noite, a perceber porque é que se sente tão sozinho… Essa compreensão ajudá-lo-á a lidar e a adotar uma forma mais saudável de sentir, pensar e estar na sua vida. 

A eficácia do apoio psicológico/psicoterapêutico para tratamento de sintomatologia ansiosa ou depressiva está comprovada pela muita investigação que existe nesta área. Sabemos que é um tipo de tratamento que o ajudará a ultrapassar uma fase mais difícil da sua vida, de forma menos sofrida e com melhores e mais consistentes resultados.

bottom of page