top of page

ADOLESCENTES

Image by Ilya Mirnyy
Se tudo se prepara na infância, tudo se joga na adolescência. 

A adolescência caracteriza-se essencialmente pela procura da identidade pessoal, que é construída sob grandes transformações internas e externas.

Nesta etapa de vida surgem mudanças físicas importantes que, frequentemente não coincidem com as expectativas criadas pelo(a) adolescente, e mudanças internas, com a definição de uma identidade pessoal e social. O(A) adolescente confronta-se com a mudança na relação com os pais e com os pares, com a necessidade de novas relações afetivas e o estabelecimento de relações íntimas, tem de explorar metas vocacionais, entre muitos outras exigências e mudanças. Surgem assim sentimentos divergentes, com por um lado satisfação pela novidade e pela mudança e por outro com a insatisfação, as dúvidas, a tristeza, a ansiedade e a angústia.

O adolescente poderá ter dificuldade em conciliar todas estas mudanças e, por isso muitas vezes adota comportamentos e sentimentos que aos olhos do adulto são desajustados. A psicóloga poderá auxiliar neste processo de mudança, apoiando o adolescente (e a família) no equilíbrio durante esta etapa de vida.

 

Alterações mais frequentes:

  • no desempenho escolar;

  • alterações significativas de comportamento (por ex.: mais reservado/recatado ou por outro lado mais extrovertido e rebelde)

  • alterações significativas de emoções e sentimentos (por ex.: choro frequente; depressão; irritabilidade; zanga)

  • alterações significativas no relacionamento com os outros (familiares e/ou pares)

  • alterações de sono e relação com a comida.

O cuidador deverá estar atento às mudanças que vê no(a)  adolescente, tentando perceber a intensidade e o impacto que têm no(a) próprio(a) adolescente e nos contextos em que ele(a)  se insere, normalmente na família e na escola.  

Se considera que há algo de negativamente diferente no(a) adolescente, procure um(a) psicólogo(a). Gerir tantas variáveis como acontece na adolescência e com a intensidade que habitualmente são vividas, pode ser perigoso.

bottom of page